Deixei um espaço reservado aqui no site para responder a este questionamento que pode ser a dúvida de muita gente.
Na verdade é sim. Por quase todos os lugares que ando e me apresento como síndico profissional vejo um ponto de interrogação se formando no rosto das pessoas. Este conceito ainda pode ser considerado novo para muitos, mas já existe há alguns anos no mercado.
De fato ainda não há regulamentação da profissão Síndico (embora já exista discussões na esfera federal sobre tal assunto e em breve devemos ter novidades sobre isto).
Vamos desde o princípio: todo condomínio precisa ter um síndico(a). Isto é lei! Tempos atrás a maioria dos condomínios eram verticais, de uma torre e em média 50 apartamentos e o perfil de síndico era, em grande parte, composto por homens aposentados que aceitavam por exclusão o cargo. Algo muito comum era a isenção da taxa ordinária do condomínio.
Como você bem sabe, os tempos mudaram rápido demais! O boom imobiliário trouxe lançamentos multi-torres, com centenas de unidades, inúmeros funcionários e múltiplas áreas comuns (como salões de festas, beleza, reunião, jogos, quadras poliesportivas, complexos aquáticos, saunas, spa, espaço pet, mini-mercados, etc) – os chamados Condomínios Clubes se tornaram cada vez mais presentes nas grandes cidades brasileiras.
Toda esta mudança de cenário trouxe consigo um aumento exponencial do trabalho de síndico em gerenciar todo o sistema e ainda por cima ser o responsável civil e criminalmente pelo condomínio. Agora para ser síndico não basta ter tempo de sobra ou amizade com a maioria dos vizinhos.
Atualmente os condomínios podem ser comparados a grandes empresas que necessitam de uma gestão técnica e profissional para que tudo vá bem. Desde a contabilidade até o operacional.
São inúmeras leis, normas técnicas e regras internas que devem ser executadas com fidelidade pelo síndico.
Por isto os Síndicos Profissionais estão cada vez mais em alta no mercado. O que você precisa é pesquisar bastante antes de contratar/eleger um Síndico Profissional, pois existem bons e maus profissionais na praça.
Conte com a experiência e honestidade da Síndi.co para cuidar do seu patrimônio. Estamos a sua disposição!