TUDO É URGENTE?
Uma das maiores reclamações dos síndicos são as solicitações fora de hora ou de modo inapropriado.
Eu já recebi ligações bem a noite para saber qual era o prazo de reestabelecimento de energia. Poxa, será que o morador não pode ligar na Enel e verificar a informação com quem, de fato, resolve?
Precisamos entender que nem tudo é urgente, mas também não podemos menosprezar a dor do outro.
As vezes um interfone que não funciona pode ser o fim do mundo para uma senhora que tem medo de dormir sozinha e não consegue esperar até a manutenção no dia seguinte, e também as vezes, o morador não quis fazer o cadastro no site e agora, no final do prazo de vencimento, quer que você emita a segunda via de boleto, mas já passou do horário comercial. E aí, o que você faz?
Neste caso precisa ter jogo de cintura, achar uma solução para o interfone da senhora e explicar ao morador atrasado que esta solicitação só poderá ser atendida no próximo horário comercial, direto com a administradora ou pelo site. Ambos com educação e sem querer punir aqueles que você acha que fazem “de propósito”. Não estamos aqui para julgar ninguém, mas também não podemos nos submeter a todas as solicitações na hora que elas aparecem.
Dica: É sempre bom deixar claro em assembleias e avisos espalhados pelo Condomínio o canal oficial de comunicação: e-mail, portal, whatsapp ou ligação. Cada prédio tem um perfil e uma melhor opção, seja qual for, o Síndico precisa verifica-lo constantemente e entregar devolutivas com soluções ou explicações.
Ah, e é claro que o Síndico precisa disponibilizar um telefone para emergências 24 horas.
(Emergências: tubulações estouradas, invasões, vazamento de gás, pessoas presas no elevador, etc)
Deixe um comentário