Isto pode te assustar a princípio. É uma mudança substancial e importante que precisa ser bem avaliada antes de ocorrer. Mas se tem algo em grande expansão no mercado condominial são as portarias virtuais.
Abaixo alguns fatores que levam esta mudança de funcionários para um sistema on-line e remoto de vigilância e monitoramento:
- Redução de custos
- Maior segurança
- Redundâncias
E hoje vou falar um pouco sobre este último fator: as redundâncias!
Não dá para pensar em Portaria Virtual sem sistemas independentes e de backup. Precisamos pensar sempre nas piores hipóteses e cenários. Falta de energia, queda de sinal de internet, sobrecarga de ligações, portões quebrados.
Antes de instalar a portaria remota é necessário um estudo de infraestrutura para analisar quais são as redundâncias que precisam ser implementadas. Algumas essenciais são:
- Nobreak ou gerador
- Linhas telefônicas e internet de diferentes operadoras
- Softwares de comunicação com a central
Dica: Tenha sempre o contato de duas ou três pessoas que tenham conhecimento nos equipamentos de segurança e que te autorizem a ligar a qualquer momento para solicitar ajuda. Estas pessoas são importantes no ciclo de redundâncias. Em último caso, são elas que irão controlar o acesso e segurar as pontas até a equipe técnica chegar. Podem ser conselheiros, moradores ou prestadores de serviços já conhecidos.
Deixe um comentário