Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre isto, mas existe e está cada vez mais em alta a demanda por Síndicos Profissionais. Aí vem a dúvida: Qual é melhor?
A princípio não há melhor ou pior. Você pode ter um síndico morador atento e responsável ou um profissional despreparado e ausente.
O fato é que os Condomínios estão evoluindo! Os antigos precisam de manutenção específica e atenção as modernizações obrigatórias e os novos estão sendo lançados com mais de 200 unidades e muitas áreas de lazer (chamados Condomínios Clubes) que pedem cronograma de inspeções, manutenções e regras específicas, além de contar facilmente com um quadro de funcionários digno de uma empresa de pequeno porte.
Administrar tudo isto não é algo simples. Demanda conhecimento básico em todas as áreas, tempo e bom relacionamento interpessoal. É importante lembrar que o síndico é responsável civil e criminalmente pelo condomínio e o seu CPF está vinculado ao CNPJ durante o mandato.
Temos visto um aumento significativo do desinteresse dos moradores em assumir tanta responsabilidade e escolha de um síndico profissional é a saída pois o Código Civil obriga todos os Condomínios a terem um representante legal.
Cuidado! Como esta profissão ainda não está regulamentada ainda temos muitos profissionais despreparados ou interessados somente no ganho financeiro. Avalie bem os candidatos antes de contratá-los.